Aba 1

DICAs e receitas

Postado em 08 de Março de 2017 às 14h50

BENEFÍCIOS DO LICOPENO PARA O NOSSO ORGANISMO!

DICAS (99)
Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. O tomate é consumido no mundo todo. Entre sucos, tortas, cremes, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Mas, além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma...

O tomate é consumido no mundo todo. Entre sucos, tortas, cremes, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Mas, além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva pra lá de especial, quando o assunto é saúde.

O tomate é um fruto rico em propriedades benéficas para saúde, por isso é importante incluí-lo no cardápio diário. Para começar, é rico em vitaminas A e C. A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno (proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos), além de também ser um ótimo antioxidante.

Esses nutrientes são importantes para o equilíbrio do organismo, já que ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele e prevenindo problemas cardiovasculares.

Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é um carotenóide na qual dá a cor vermelho para o tomate, goiaba, melancia e outros alimentos. Esse antioxidante quando é absorvido pelo organismo, ajuda impedindo e reparando danos às células na ação dos radicais livres. 

Recomenda-se consumir pelo menos um tomate, 3x por semana, pois ao adotar esse hábito ele ajuda a reduzir as taxas de colesterol no organismo. Previne também a formação de placas de gordura nas artérias, ajudando assim o sangue circular e com isso há uma redução nos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os benefícios do alimento não param por aí. Estão presentes também:

- Sódio e o magnésio: que ajudam em algumas funções do organismo, como na contração muscular.
- Cálcio: que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
- Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
- Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.

Opte sempre pelos tomates mais vermelhos, pois estão mais maduros e com maior concentração dos nutrientes. Na hora do consumo, ao contrário do que muitos acreditam, o cozimento de alimentos ricos em licopeno resulta em perda mínima dessa substância. O suco de tomate preserva todas as qualidades contidas no fruto, o consumo de 200ml diários de suco de tomate apresenta benefícios à saúde. Além disso, o suco de tomate tem um efeito positivo sobre a digestão, e pode suprimir a fome de um jeito positivo para as dietas. O potássio e a vitamina C incrementam a atividade do nosso sistema imune, e estimula o metabolismo e pode atuar como diurético natural.

Fonte: Amandha Furtado

Veja também

Importância do cálcio para a saúde!08/06/16 Os cuidados com a ingestão de cálcio não devem ficar restritos somente a infância. O investimento no consumo desse nutriente deve começar no início da vida e perdurar durante toda a infância, adolescência, fase adulta e velhice.  A função mais conhecida desse mineral é fortalecer os ossos, mas ele também é importante......
Bolinho de Chuva Funcional20/06/16 Ingredientes: - 2 ovos inteiros; - 3 colheres (sopa) de Farinha de Berinjela VitaFrux; - 1 colher (sopa) de farinha trigo integral; - 2 colheres (sopa) de adocante culinário; - 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado; - 1 colher......
Conheça as propriedades do chá de Hortelã!03/04 O chá de hortelã é muito nutritivo e, faça frio ou calor, oferece uma série de benefícios… ajuda a combater dor de garganta, melhorar o hálito, ajuda a melhorar a digestão e a tratar tosses e......

Voltar para Dicas e Receitas