Aba 1

DICAs e receitas

Postado em 19 de Abril de 2017 às 14h17

Como manter a alimentação saudável no inverno!

DICAS (130)
Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Com o friozinho se aproximando, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação. Engana-se aquele que acha impossível manter uma...

Com o friozinho se aproximando, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação. Engana-se aquele que acha impossível manter uma alimentação saudável e equilibrada em temperaturas mais frias. O que se vê no inverno é a louca vontade de comer chocolate, caldos e pratos mais pesados, contrastando com a enorme dificuldade em manter a ingestão de frutas e hortaliças.

A grande dica para as noites de inverno é investir nas sopas e caldos, já que muitas vezes possuem verduras e legumes em sua receita. Porém, tome cuidado para não misturar mais de uma fonte de carboidrato na mesma receita. Ou seja, se você optar pela batata, não deve usar o macarrão ou o arroz (dica para os que gostam de canja). Vale escolher qualquer tipo de hortaliças para incrementar os caldos: couve, abóbora, abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis, repolho, tomate, espinafre, beterraba, cenoura e vagem.

Os vegetais folhosos colaboram para que haja maior número de mastigações. Com isso, a sensação de saciedade chegará mais rapidamente e não haverá necessidade de ingerir grandes quantidades. Alimentos quentes também levam a uma saciedade precoce.

As frutas também costumam perder espaço no inverno, outro grande erro para quem quer manter uma dieta equilibrada uma boa alternativa é utilizar as frutas em purês e geleias, que podem ser feitos com açúcar light de forno. Além das frutas, as hortaliças também não podem ficar de lado os resfriados e gripes podem ser evitados, sim, por uma alimentação rica em antioxidantes, que são encontrados nesses alimentos, bem como nas frutas da época: morango, mexerica e caqui.

E o desejo pelo chocolate, como fica? É possível incluí-lo no cardápio na forma de cacau em pó ou chocolate com alta porcentagem de cacau, que é mais rico em antioxidantes e tem menor adição de açúcar e gordura. Porém, é importante alertar que essas alternativas também são calóricas e devem ser consumidas em pequenas quantidades.

A prática de atividade física também não deve ser esquecida no inverno. A boa notícia é que nesta época do ano nosso metabolismo está mais acelerado e com isso conseguimos perder mais peso, aliando alimentação saudável à prática de atividade física.

A última dica é beber muita água. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas, pois estamos numa estação extremamente seca!

Fonte: Guia da Semana

Veja também

Fique longe de frituras!18/09/17 Em vez de atacar as frituras, opte por alimentos assados e cozidos. Fritar os alimentos está longe de ser um método bem aceito por nutricionistas e profissionais da saúde. O aquecimento faz com que a gordura insaturada presente no óleo se transforme em saturada ou trans. Somente a redução do seu consumo por uma ou duas vezes na semana já trará grandes......
Chá para tomar quando se está estressado!30/10/18 A erva cidreira está nesta lista pela sua ação calmante e sedativa. Ela ajuda na diminuição das insónias, ansiedade e redução do stress. E há mais: o chá desta erva é rico em......
Alimentos integrais!06/07/16 Parece que a cada novo ano a tecnologia nos proporciona alimentos sempre mais industrializados. No entanto, em um momento em que temos alimentos que ficam prontos quase que instantaneamente, os alimentos integrais ganham mais espaço. Afinal,......

Voltar para Dicas e Receitas