Aba 1

DICAs e receitas

Postado em 14 de Dezembro de 2016 às 12h50

EXERCÍCIOS IDEAIS PARA QUEM JÁ PASSOU DOS 50 ANOS!

DICAS (94)
Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Se você já passou dos 50 anos e não faz exercícios por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado, precisa...

Se você já passou dos 50 anos e não faz exercícios por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado, precisa rever seu conceito e mudar de opinião agora mesmo. Nessa etapa da vida, tanto homens quanto mulheres sofrem alterações no corpo, que os deixam mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e mais cansaço do que os mais jovens. Por isso, escolher o exercício certo para as características do seu corpo é uma ótima alternativa para continuar (ou começar) a fazer atividades físicas, favorecendo a saúde e a qualidade de vida. 

Natação: 


Nadar faz bem porque queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e fortalece os músculos, além de proteger as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. "A natação, e também a hidroginástica, são exercícios muito bons para trabalhar a circulação sanguínea e a respiração", diz o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Outro ponto positivo da natação é que o contato com a água causa uma vasodilatação nas vias respiratórias, o que melhora instantaneamente a respiração dos idosos, diminuindo o problema da falta de ar.

Intensidade do Exercício:

Quem já está acostumado a praticar exercícios, e não tem doenças cardiovasculares crônicas, dispensa qualquer tipo de recomendação especial. "A frequência cardíaca durante o treino deve ser 70% da capacidade do coração no máximo (164 batidas por minuto), como em todas as idades. Mas, como é comum que pessoas mais velhas tomem medicações para pressão alta, é bom que o número de batidas não passe de 135 ou 140", diz o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Para aqueles que tiveram uma rotina sedentária por muito tempo e querem começar a fazer exercícios quando chegam à terceira idade, o aconselhado é não acelerar muito. Os batimentos cardíacos devem ficar um pouco abaixo do normal nos primeiros treinos, por volta de 114 batimentos por minuto.

Corrida:

Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. Quem passou dos 50 ou 60 anos pode ser beneficiado por essa atividade e deve gastar no mínimo 30 minutos por dia com ela, cinco vezes por semana. "A partir dessa frequência de exercícios, os níveis de batimentos cardíacos aumentam, seguidos pela intensificação da respiração", explica Francini. Mas é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar a saúde.

De acordo com Paulo Correia, é importante fazer trabalhos para aumentar a flexibilidade antes da corrida. Se as articulações, principalmente as da cintura, dos ombros, joelhos e a do dedão do pé, não estiverem preparadas para uma atividade física que envolve impacto podem acontecer lesões ou torções no local. 

"Para quem não tem problema nas articulações e faz um bom trabalho de alongamento e aquecimento, o impacto é benéfico ao corpo. É a partir do estimulo elétrico que acontecem após cada impacto ou tensão, que o cálcio é absorvido pelos ossos. Sem o mineral, aumentam as chances de osteoporose, por exemplo", explica Paulo Correia.

Bicicleta:

A bicicleta é um bom exercício nessa etapa da vida. Ela trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. "Pedalar é um exercício bem específico, que fortalece os músculos da perna e dos quadris. Esses músculos são importantes para a manutenção de uma rotina saudável do idoso", diz o fisiologista. 

No entanto, o praticante precisa tomar alguns cuidados, principalmente quando estiver andando de bicicleta, já que uma queda nessa situação pode causar lesões sérias. Pedalar sempre equipado com capacete e luvas é essencial para garantir a segurança.

Fonte: Minha Vida

Veja também

Mais sobre o chá verde17/07/17 O chá verde (Camellia sinensis) pode contribuir na regulação do nível de glicose no corpo de uma pessoa e diminuir a taxa de aumento do nível de açúcar. Isso resulta em melhor funcionamento do pâncreas, uma vez que estimula a produção de insulina. O principal benefício do chá verde (Camellia sinensis) é ajudar em dietas......
Brigadeiro de Goji Berry22/02 Ingredientes: - 300g de goji berry; - 300g de castanha do Pará; - 3 colheres de sopa de cacau em pó; - 1 colher de sopa de óleo de coco; - canela em pó a gosto. Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes no......
pão de cenoura09/05/16 Ingredientes: - 2 colheres de chá de fermento biológico em pó (aquele para pães); - 3 colheres de sopa de açúcar em 1 xícara de água morna; - 2 xícaras de semolina de trigo; - 2......

Voltar para Dicas e Receitas