Aba 1

NOTÍCIAS

Postado em 20 de Maio de 2016 às 12h59

Benefícios do chá verde!

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. O chá verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo estando associado a diminuição dos riscos em doenças cardiovasculares. A sua...

O chá verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo estando associado a diminuição dos riscos em doenças cardiovasculares. A sua apreciação deve-se ao seu aroma, ao seu sabor e às suas propriedades funcionais, mundialmente conhecidas. 

Na área da pesquisa com alimentos funcionais, a planta Camellia sinensis tem sido amplamente investigada devido ao seu conteúdo específico de flavonoides, que lhe confere inúmeras propriedades terapêuticas.

A composição química do chá verde inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, tais como flavonóis e ácidos fenólicos, além de cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos e certos micronutrientes como as vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. 

Muitos estudos têm demonstrado que as catequinas presentes no chá verde podem exercer um papel benéfico em diversas morbidades. Alguns estudos já apresentaram dados controversos, mas a maioria das pesquisas têm demonstrado resultados positivos em relação ao uso do chá verde, principalmente na ação benéfica dos flavonoides do chá sobre o risco cardiovascular.

A literatura tem demonstrado constantemente o potencial papel do chá verde na modulação de processos antiinflamatórios, antitumorais, antiaterogênicos, hipoglicemiantes e no controle do peso. 

As pesquisas com o chá verde revelam de forma crescente seu efeito restaurador no organismo e, por tratar-se de uma bebida amplamente disponível e de baixo custo, torna-se viável o seu uso como um importante coadjuvante no manejo nutricional em diversas patologias.

Fonte:

SENGER, Ana Elisa Vieira; SCHWANKE, Carla H. A.; GOTLLIEB, Maria Gabriela Valle. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 20, n. 04, p. 292-300, 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016.
BELTRAN, Carolina Carvalho. et al. Os benefícios do chá verde no metabolismo da gordura corporal. Revista científica da FHO|UNIARARAS, v. 02, n.01, 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016. 

Veja também

Vegetarianismo: Entenda esse estilo de vida!06/12/17 Cada vez mais, a população vem aderindo à dieta vegetariana, seja por opção nutricional ou por adoção ao estilo de vida. Há quem seja contrário ao sofrimento dos animais, quem queira adotar uma dieta mais leve, quem seja alérgico à proteína da carne, ou faça a opção por motivos religiosos. A dieta vegetariana......
12 Benefícios do Pilates para sua Saúde!10/02/17 1 - O pilates melhora a postura. Pilates coloca muita ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. Isso torna o praticante mais consciente de seu corpo e da posição correta em todos os momentos do dia a dia; 2 - O pilates......
Os benefícios das vitaminas!15/04/16 As vitaminas desempenham papel fundamental na constituição, elaboração e resposta das células que constituem nosso organismo, principalmente no que diz respeito às enzimas, substâncias que adiantam ou retardam......

Voltar para (Notícias)